Mercados de Natal na Europa

Na época mais festiva do ano, nada é mais característico e querido na Europa que os mercados de Natal. Surgidos ainda na Idade Média, em países como Alemanha, Áustria e França, os mercados hoje estão em todos os cantos do continente. Nem mesmo as noites mais frias espantam seus visitantes, sempre atraídos pelo irresistível aroma de guloseimas e vinho quente, pelas decorações natalinas e as muitas atrações.

Conheça abaixo dez dos inúmeros mercados de Natal na Europa que valem a visita.

Viennese Christmas Market [Áustria, Viena]
Traditional christmas market in Vienna, Austria

11 novembro a 26 dezembro 2016
christkindlmarkt.at

Se é que é possível, Viena fica ainda mais encantadora durante o Natal, quando seus principais edifícios servem cenários para os mercados. Um dos principais é o que acontece em frente à Rathaus, prefeitura da cidade. No piso térreo do edifício há um espaço dedicado às crianças, onde elas aprendem a fazer biscoitos e vela natalinas. Aos fins de semana, o destaque são as apresentações dos corais.

Tivoli at Christmas [Dinamarca, Copenhagen]
Copenhagen, Denmark - December 18, 2011: Tourists admire the colorful Russian architecture at Christmas in Tivoli Gardens

19 novembro a 31 dezembro 2016
tivoli.dk/en

Queridinho dos habitantes de Copenhagen, o Natal do Tivoli Gardens atrai até um milhão de visitantes e não é para menos. A decoração é linda, os jardins e o lago ganham iluminação especial, há corais com músicas natalinas e o tradicional mercado oferece as comidinhas típicas – tudo num cenário de conto de fadas. Imperdível: a queima de fogos que acontece entre os dias 25 e 27 de dezembro para celebrar o Natal.

Old Town Christmas Market [Suécia, Estocolmo]
Beautiful snowy winter scenery of Christmas holiday fair at the Big Square (Stortorget) in the Old Town (Gamla Stan) in Stockholm, Sweden

19 novembro a 26 dezembro 2016
stortorgetsjulmarknad.com
É na Cidade Velha de Estocolmo que acontece o seu mais famoso mercado de Natal – e também o mais antigo da Suécia. Além de doces e bebidas típicas, por você encontra doces, e especialidades suecas bem peculiares, como carne de rena defumada e carne de alce.

Christkindlimarkt at the Main Train Station [Suíça, Zurique]
Zurique cópia

24 novembro a 26 dezembro 2016
zuerich.com  

Instalado no saguão da principal estação de ferroviária da cidade, o mercado de Natal de Zurique é maior mercado coberto na Europa. Com o aroma das guloseimas no ar, não há quem resista. A protagonista, no entanto, é a imensa árvore decorada com milhares de cristais Swarovski.

Fira de Santa Llúcia [Espanha, Barcelona]
Barcelona, Spain - November 28, 2015: Stands with Christmas gifts in Barcelona, Spain. The Fira de Santa Llucia is the oldest Christmas market in Barcelona, established in 1786

25 novembro a 23 dezembro 
firadesantallucia.cat

Realizada desde 1786, a Fira de Santa Llúcia tem hoje mais de 300 bancas que vendem todos os tipos de artigos natalinos, como presépios e árvores, além de opções de presentes, incluindo roupas, joias e decoração – docinhos e vinho, no entanto, aqui você não encontrará. Para compensar, há apresentações de teatro, música e até mesmo um concurso de presépios.

Strasbourg Christmas Market [França, Estrasburgo]
Strasbourg, France - November 29, 2013: Full lenght Strasbourg Cathedral with People walking through Rue Merciere and Christmas stands during the winter Christmas Market on November 29, 2012 in Strasbourg. Strasbourg Christmas Market is the oldest and the most beautiful markets in the world

25 novembro a 31 dezembro 2016
noel.strasbourg.eu

Um dos mais antigos da Europa, o mercado de Natal de Estrasburgo aconteceu pela primeira vez em 1570. Desde então, a cidade continua a tradição e todos os anos reúne cerca de 300 bancas distribuídas por diversos pontos da cidade. Lá é possível encontrar de tudo, desde comida a artesanato, incluindo decorações típicas da Alsácia.

Striezelmarkt (Dresden Christmas Market) [Alemanha, Dresden]
Dresden, christmas market at night
24 novembro a 24 dezembro 2016

dresden.de/striezelmarkt

A Alemanha é praticamente a terra dos mercados de Natal, que são encontrados em todos os cantos de país, e a história do mais antigo  remonta ao ano de 1434. O tradicional nome Striezelmarkt foi derivado de Hefestriezel – doce que séculos mais tarde seria chamado de “Dresden Christstollen”, ou bolo de Natal alemão. Amplamente encontrado nas bancas, o bolo frutado é das guloseimas que devem ser provadas.

Old Town Square Christmas Market [República Tcheca, Praga]
Christmas Markets in Prague

26 novembro 2016 a 1  janeiro 2017
prague.eu

São vários os mercados em Praga, mas os principais são os da Praça Wenceslas e Praça da Cidade Velha. Nesta última, a árvore ganha destaque, com sua bela iluminação em contraste com os contornos góticos da arquitetura da capital tcheca. Nas bancas, os presentes são coadjuvantes – os visitantes vão mesmo para saborear iguarias típicas, como porco assado, chouriço e muffins, além de cervejas e do vinho quente.

Tampereen Joulutori [Finlândia, Tampere]
Tampereen Joulutori

3 a 22 dezezembro 2016
tampereenjoulutori.fien

Além de Helsinque, na Finlândia, vale a visita ao charmoso mercado de Natal da idílica cidade de Tampere, a 2h da capital do país. Por lá você encontra artesanatos tradicionais e o imperdível glögg – versão finlandesa do vinho quente. Esculturas no gelo e apresentações tornam o evento ainda mais especial.

Para mais informações sobre viagens, acesse teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed