Château de Versailles recebe intervenções de Olafur Eliasson

O Château de Versailles, um dos mais impressionantes palácios da França, está ainda mais resplandecente com as intervenções do artista Olafur Eliasson. Estrela da arte contemporânea, o dinamarquês produz obras que só se completam com a participação, ou melhor, a experimentação do visitante. Seus trabalhos incluem esculturas externas de grande porte, intervenções em espaços urbanos e projetos arquitetônicos. Incorporando leis da física e elementos recorrentes da natureza como água, vento, vapor e o sol, o trabalho de Eliasson vai de encontro à radicalização sensorial.
Olafur Eliasson_Waterfall

Em Vesailles, até 31 de outubro de 2016, Eliasson apresenta três obras instaladas ao ar livre e cinco no interior do castelo. Nos jardins, o artista instalou uma torre de cachoeira que, vista de frente, parecer pairar sobre o lago. Por trás existem vigas de aço com um sistema de tubos por onde a água é bombeada para, então, emergir na torre. A engenhoca foi inspirada num projeto que nunca saiu do papel, idealizado pelo paisagista francês André Le Notre, no século 15.

As outras instalações são o “Fog Assembly”, que envolve os visitantes numa névoa e o “Glacial Rock Flour Garden”, uma espessa camada de resíduos provenientes de geleiras ao redor de uma escultura. Dentro do palácio, espelhos convexos e iluminados convidam o público a apreciar interessantes jogos de reflexões.

Olafur Eliasson. Fog_assembly

Olafur Eliasson. _Glacial_rock_flour_garden

Olafur Eliasson_Your_sense_of_unity_Versailles

As intervenções no Château de Versailles acontecem desde 2008, sempre com a presença de grandes nomes da arte contemporânea. Antes de Olafur, Jeff Koons, Takashi Murakami e Anish Kapoor foram alguns dos artistas que já expuseram por lá.

Para viajar com a gente, escreva para info@teresaperez.com.br ou ligue (11) 3799-4000| (31) 3131 3000| (61) 3217 2300.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed