Dia Mundial da Tapa – 5 restaurantes na Espanha para provar os famosos petiscos

Na Espanha, muito mais que petiscos, as tapas são uma das principais expressões não só da gastronomia, mas de sua cultura – tanto que no dia 16 de junho o país celebra o Dia Mundial da Tapa.

Entre as muitas explicações históricas para a criação das tapas, uma conta que, durante a Idade Média, os donos de tavernas serviam os aperitivos aos visitantes para que eles não ficassem bêbados – ou borrachos – devido à grande quantidade de vinhos e cervejas ingeridos. No início, elas eram simples, geralmente alimentos frios, como queijo ou presunto. O costume atravessou os anos e, já no século 20, as tapas apresentavam inúmeras variedades e receitas sofisticadas.  Hoje, faz parte da cultura espanhola sair com os amigos apenas para “ir de tapas” – prová-las acompanhadas de uma boa bebida em restaurantes.

Tapas espanholas. Foto: iStock.

Tapas espanholas. Foto: iStock.

Para celebrar o Dia Mundial da Tapa, fizemos uma seleção de restaurantes pela Espanha para você tapear!

La Casa del Abuelo – Madri
Simplicidade é a palavra de ordem no La Casa del Abuelo. O cardápio é composto por apenas dois pratos: camarões fritos no alho e camarões grelhados. Os drinques seguem a mesma proposta: cerveja e vinho tinto local. A autenticidade vale a visita.
Calle de la Victoria, 12. Madri. Tel: 34 91 0000133. lacasadelabuelo.es.

Bodegas Mezquita – Córdoba
O Bodegas Mezquita é um dos grandes clássicos da cozinha regional de Córdoba. Uma vasta seleção de tapas é servida no bar, e pratos da gastronomia local são saboreados pelos clientes na sala de jantar.
Calle Céspedes, 12. Córdoba. Também na Calle Corregidor Luis de La Cerda, 73. Tel: 34 957 107859. www.bodegasmezquita.com.

Bodega Castañeda – Granada
Uma das mais tradicionais tavernas de Granada, fundada em 1885, a Bodega Castañeda serve as tradicionais tapas andaluzas.
Calle Elvira. Granada. Tel: 34 958 223 222. Abre diariamente.

El Burladero – Sevilla
As ‘tapas y tintos’ são o destaque do El Burladero, que apresenta inovadoras técnicas de preparação e apresentação das tradicionais receitas andaluzas, servidas em ambiente requintado.
Hotel Meliá Colón. Calle Canalejas, 1. Sevilha. Tel: 34 954 505599. www.gran-melia-colon.com.

Tickets – Barcelona
O célebre chef Ferran Adrià, juntamente com seu irmão Albert e outros chefs, abriu o bar de tapas contemporâneo chamado Tickets. Em um ambiente super informal que remente a um mercado, o restaurante conta com pequenos ‘palcos’: no primeiro, são preparadas as tapas clássicas; no outro, pratos menores e mais experimentais.
Avinguda Parallel, 164. Barcelona. www.ticketsbar.es.

 Para roteiros gastronômicos, acesse teresaperez.com.br

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed