Restaurante italiano Osteria Francescana é eleito o melhor do mundo 2016

Por anos figurando nas 10 primeiras posições, a Osteria Francescana foi eleita, pela primeira vez, o melhor restaurante do mundo na edição de 2016 da “World’s 50 Best Restaurants” – lista organizada anualmente pela revista britânica Restaurant. O restaurante italiano desbancou o dinamarquês Noma e o espanhol El Celler de Can Roca, que nos últimos anos se revezaram no topo do ranking. O D.O.M, do chef Alex Atala também caiu duas posições na lista, saindo do 9º para o 11º.

osteria2

Conheça os dez melhores restaurantes da lista:

1º Osteria Francescana [Modena, Itália]
Comandada pelo chef Massimo Bottura, a Osteria Francescana oferece pratos que têm como base a tradicional cozinha italiana, elaborados com os melhores ingredientes locais — a apresentação, no entanto, é inventiva e brinca com diferentes formas, sabores e texturas. Intimista e com serviço excelente, o Osteria Francescana dispõe de apenas 12 mesas, garantindo uma experiência única aos seus clientes.

2º El Celler de Can Roca [Girona, Espanha]
Renomado internacionalmente, o El Celler de Can Rocca é dirigido por três irmãos, que juntos se dividem na cozinha e harmonização dos pratos. A culinária é inventiva, e sua adega abriga mais de mil rótulos. Requinte e exclusividade fazem deste restaurante uma experiência inigualável.

3º Eleven Madison [Nova York, Estados Unidos]
O restaurante oferece culinária assinada pela renomada Relais & Châteaux – associação de melhores hotéis, chefs e restaurantes do mundo, com pratos internacionais e toques franceses. Ambiente elegante, excelente atendimento e ótima carta de vinhos são os destaques.

4º Central [Peru]
Comandado pelo jovem e talentoso chef Virgilio Martinez, o Central fica em uma rua escondida do charmoso bairro de Miraflores. O salão banhado com muita luz natural tem vista para a cozinha aberta, de onde saem autênticos pratos da cozinha peruana. Com ingredientes amazônicos e indígenas, vegetais orgânicos e técnicas elaboradas, o menu impressiona até os paladares mais refinados. O menu degustação – com oito pratos preparados à perfeição – é a melhor pedida da casa.

5º Noma [Dinamarca]
Localizado em um antigo depósito, o Noma é comandado pelo chef René Redzepi e seus mais de 25 cozinheiros, de diversas nacionalidades. No cardápio, opções de pratos da culinária local, apresentadas de maneira criativa.

6º Mirazur [Nice, França]
O argentino Mauro Colagrego foi o primeiro chef não francês a ser premiado como o “Chef do Ano” pelo renomado guia Gault-Millau, em 2009. No Mirazur, a gastronomia francesa moderna e pratos mediterrâneos são preparados com os mais frescos ingredientes, grande parte proveniente da horta do restaurante.

7º Mugaritz [San Sebastián, Espanha]
A culinária do Mugaritz, assinada pelo chef Andoni Aduriz, apresenta criatividade e sabores inovadores. Os pratos são elaborado com os mais frescos ingredientes disponíveis nos mercados locais e na horta do restaurante.

8º Narisawa [Tóquio, Japão]
Comandado pelo aclamado chef Yoshihiro Narisawa, este restaurante tem como carro-chefe a culinária francesa, mas o cardápio também contempla a mescla das gastronomias asiática e europeia – o resultado são pratos inovadores e surpreendentes. Há a opção de harmonizar o menu degustação com saquês e vinhos.

9º Steirereck [Viena, Áustria]
Localizado no parque central da cidade, com vista para o Rio Viena, este restaurante contemporâneo oferece uma grande variedade de pratos, configurando um cardápio novo a cada noite. Sua culinária de combinações únicas é acompanhada por excelentes vinhos.

10º Asador Etxebarri [Bilbao, Espanha]
Longe do barulho e aninhado no final do Vale Atxondo, está o Asador Etxebarri. Rústico na medida certa, o restaurante ainda preserva antigas técnicas de grelhar carnes e utiliza lenha cuidadosamente selecionada de diferentes árvores. O ideal é sentar-se e pedir diversas das pequenas porções do cardápio e experimentar um pouco de tudo, já que o menu é sazonal e bastante fresco. Os petiscos e os pratos principais, como o chorizo e a txuleta, são ótimos, mas a visita também vale para provar o sorvete próprio do lugar, incrível.

A lista completa está no site The World’s 50 Best Restaurants: theworlds50best.com

 Para roteiros gastronômicos, acesse teresaperez.com.br

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed