Onde o hemisfério norte é mais florido

Inspirados pela chegada da primavera ao hemisfério norte, reunimos lugares, exposições e festivais onde as flores são as protagonistas. Confira!

Japão
Florescimento das cerejeiras
Março a maio
Cerejeiras Japão
É durante a primavera que o Japão mostra uma de suas mais famosas faces que habita o nosso imaginário: os cenários repletos de cerejeiras. O florescimento das sakuras, como são chamadas por lá, acontece entre o finalzinho de março até o início de maio, em diferentes partes do país, sempre se alastrando gradualmente para o norte do país. Esse espetáculo, entretanto, é passageiro – as delicadas flores cor-de-rosa duram apenas cerca de duas semanas.

Washington DC, Estados Unidos
Festival das cerejeiras em Washington DC
Até 16 abril 2016
Chicago
Em 1912, o então prefeito de Tóquio, Yukio Ozaki, presenteou Washington DC com exemplares de cerejeiras – gesto que marcou o estreitamento das relações entre Estados Unidos e Japão. Hoje, a capital norte-americana é o local que abriga a maior concentração de cerejeiras fora Japão. E claro que tudo vira festa na primavera: anualmente acontece o National Cherry Blossom Festival – quando cerca de 3 mil árvores de cerejeiras florescem às margens do Rio Potomac, compondo um espetáculo único na paisagem da cidade.

Lisse, Holanda
Keukenhof
24 março a 16 maio 2016

Keukenhof

Keukenhof

Símbolo da Holanda, as tulipas ficam ainda mais em evidência com a chegada da primavera, principalmente no Keukenhof, o maior parque de flores do mundo. Abertos por apenas dois meses durante o ano, o Keukenhof abriga 7 milhões de tulipas, além de narcisos e jacintos. O mar de flores e os jardins de temáticos são um espetáculo imperdível.

Funchal, Portugal
Festa da Flor
7 a 17 abril 2016

Foto: Visit Madeira

Foto: Visit Madeira

Quando a primavera está no seu auge na Europa, a cidade portuguesa de Funchal saúda a estação com um festival multicolorido. É a Festa da Flor, um dos eventos mais famosos da Ilha da Madeira. Repleto de simbolismo, o evento celebra o desabrochar, o renascimento e a abundância das flores que ocupam todos os cantos da ilha.

Girona, Espanha
Tempo de Flor
7 a 15 maio 2016

Foto: © Ajuntament de Girona.

Foto: © Ajuntament de Girona.

Entre os inúmeros festivais de primavera que se estendem por toda a Europa, o Girona Tempo de Flor, na Espanha, leva flores e arte à cidade catalã — realizado anualmente, o evento converte monumentos, pátios e locais urbanos em incríveis jardins ornamentais. A variedade de cores e os perfumes tornam o centro histórico de Girona ainda mais encantador. Além das exposições florais, o festival inclui experiências gastronômicas e atrações musicais

Londres, Inglaterra
The Chelsea Flower Show
24 a 28 maio 2016
Chelsea Flower Show(1)
Um dos maiores reflexos do amor dos britânicos por seus jardins e flores é o Chelsea Flower Show, a maior exposição de flores do mundo. Realizado no Royal Hospital Chelsea, o festival traz a tendência de jardinagem e paisagismo, e uma grande variedade de flores de todas as partes do planeta.

Nova York, Estados Unidos
New York Botanical Garden

Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

Considerado um dos marcos históricos dos Estados Unidos e um dos mais belos jardins botânicos do país, o de Nova York abriga mais de 11 plantas de todos os cantos do mundo. Cerejeiras, violetas, azaleias e narcisos trazem ainda mais vida aos seus jardins durante a primavera. Outro destaque é o belo rosário, com mais de 650 variedades, que floresce a partir. O período também marca o famoso Orquidelirium, festival anual de orquídeas.

Madri, Espanha
Parque del Retiro

Parque del Retiro. Foto: Flickr/ kike_blasco

Parque del Retiro. Foto: Flickr/ kike_blasco

O parque é visita obrigatória o ano inteiro, mas na primavera é ainda mais especial, as flores levam cores e uma outra atmosfera aos seus jardins. É quando os espanhóis voltam às ruas, depois do intenso inverno. A época perfeita para fazer passeios e piqueniques em meio aos espaços floridos.

Provence, França
Campos de lavanda
Lavanda Provence
Como não associar a região da Provence aos seus perfumados campos de lavanda a perder de vista? O lilás que preenchem as paisagens, no entanto, é visto apenas a partir do verão, entre os meses de junho e agosto.

Toscana, Itália
Campos de girassóis
Girassóis Toscana
Se na Provence é o lilás que dá o tom, na Toscana, as paisagens poéticas são tomadas por um mar infinito de amarelo ouro. Tudo depende das condições climáticas, mas por lá os campos de girassóis só florescem a partir de junho, sendo o julho o mês do auge. Dirigir pelas estradas e deparar-se com os campos – ou pedalar por entre eles são duas melhores experiências proporcionadas pela Toscana.

Para mais informações sobre viagens, acesse teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed