Natal: uma data, diferentes celebrações!

Mudam as tradições, as celebrações, mas dois ingredientes são fundamentais e sempre estão lá: a emoção e os melhores sentimentos. E claro, os presentes para a criançada, com ou sem Papai Noel, não podem faltar.

Veja como o Natal é festejado em alguns destinos do planeta:

China
Sheng Tan Kuai Loh!
China

Para os chineses cristãos, o Natal também é uma forma de homenagear os ancestrais, com retratos e pinturas de familiares que já se foram colocadas na principal peça da casa para serem vistos e lembrados. As casas são iluminadas com lanternas de papel, árvores de Natal, correntes e flores também de papel. Como nos Estados Unidos, as crianças chinesas penduram meias à espera de presentes. Lá, o bom velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren.

Grécia
Eftihismena Christougenna!

Festa não falta na Grécia! Tanto na véspera de Natal quanto no réveillon, as crianças vão às ruas e cantam canções típicas nas casas de familiares e conhecidos. Mas o “show” da criançada não é de graça, porque os adultos costumam retribuir a cantoria com dinheiro. Existem muitas festas por todo o país nesse período entre Natal e Ano Novo. Os gregos comemoram mais o Ano Novo do que no Natal. Lá, Papai Noel se chama Ágios Vasílis, mas só chega (e com presentes) para a virada de ano.

Finlândia
Hauskaa Joulua!
Finlândia

Na terra do Papai Noel, o Natal é coisa séria. Lá, o bom velhinho se chama Joulupukki e vai realmente à casa das crianças! Na Finlândia a primeira refeição que comemora o Natal é feita às 12h do dia 24 de dezembro. Depois, por volta das 17h do mesmo dia, as famílias costumam ir à igreja agradecer e rezar por seus parentes e amigos queridos. E há o endereço oficial do Papai Noel: você pode escrever uma cartinha para ele e enviar para Santa Claus, Arctic Circle, 96930 – Rovaniemi – Finland. Depois é só aguardar para ver se ele responde.

Inglaterra
Merry Christmas!
Inglaterra1

Sabia que na Inglaterra existe uma rádio que funciona só em dezembro? A Rádio da Lapônia, “toca” o Papai Noel chamando as renas para entrar, por causa do frio, cuidando dos preparativos para o Natal e até fazendo um chá, para se aquecer. É costume que na noite do dia 24, as crianças cheguem de porta em porta cantando músicas natalinas e pedindo dinheiro para a caridade. A vizinhança vai se juntando e aumentando o grupo, carregando lanternas.

Itália
Buon Natale!

Diferentemente do resto do mundo, as crianças italianas esperam mesmo é pelo dia 5 de janeiro. É neste dia que elas aguardam a chegada de uma figura mágica para trazer-lhes doces e outras guloseimas. Mas engana-se quem acha que elas esperam pelo Papai Noel. A personagem mais aguardada é mesmo uma bruxa chamada La Befana. É ela quem desce pelas chaminés das casas e leva vários presentes (tudo isso enquanto segura um cabo de vassoura). Em vez de deixar leite e biscoitos para o bom velhinho, as crianças italianas deixam vinho e biscoitos para esta bruxa mística.

Israel
Mo’adim Lesimkha!
Israel

Existe uma festa muito popular celebrada em dezembro em Israel. A Festa das Luzes começa no dia 8 de dezembro, com a celebração do Chanucá, ou a multiplicação do azeite usado para reacender a Memorá (um candelabro de sete braços) depois da reconquista do Templo Sagrado de Israel há muito tempo. Durante a Chanucá as crianças trocam presentes, jogam pião e comem doces como sonho e latkes (um bolinho de batata) e recontam a história que deu origem à festa.

Japão
Merii Kurisumasu!

No Japão, o Natal não é feriado. É costume, porém, as crianças receberem presentes do Papai Noel, chamado de Santa Kuroosu. Nas escolas, as crianças costumam trocar presentes, mas de uma maneira peculiar. Diferente do nosso amigo secreto, lá, os presentes vão passando de mão em mão enquanto uma música é tocada. Quando a canção para, o presente que estiver na sua mão é o seu.

México
Feliz Navidad!
México

Um Natal de vários dias. Seguindo a tradição cristã, como a ida da sagrada família de Nazaré para Belém levou nove dias, as procissões pelas ruas das cidades mexicanas começam nove dias antes do Natal. Além da troca de presentes, a população realiza essas procissões para relembrar os difíceis acontecimentos que antecederam o nascimento de Jesus e como forma de atrair sentimentos de paz e harmonia.

Para mais informações sobre viagens, acesse teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed