Mercados de Natal para visitar na Europa

Na época mais festiva do ano, nada é mais característico e querido na Europa que os mercados de Natal. Surgidos ainda na Idade Média, em países como Alemanha, Áustria e França, os mercados hoje estão em todos os cantos do continente. Nem mesmo as noites mais frias espantam seus visitantes, sempre atraídos pelo irresistível aroma de guloseimas e vinho quente, pelas decorações natalinas e as muitas atrações.

Conheça abaixo dez dos inúmeros mercados de Natal na Europa que valem a visita.


Alemanha, Dresden

Striezelmarkt (Dresden Christmas Market)
Até 24/dez/2015

dresden.de/striezelmarkt

Dresden, Alemanha. Foto: Shutterstock

Dresden, Alemanha. Foto: Shutterstock

A Alemanha é praticamente a terra dos mercados de Natal, que são encontrados em todos os cantos de país, e a história do mais antigo  remonta ao ano de 1434. O tradicional nome Striezelmarkt foi derivado de Hefestriezel – doce que séculos mais tarde seria chamado de “Dresden Christstollen”, ou bolo de Natal alemão. Amplamente encontrado nas bancas, o bolo frutado é das guloseimas que devem ser provadas.

Áustria, Viena
Viennese Christmas Market
Até 26/dez/2015
christkindlmarkt.at

Viennese Christmas Market

Viennese Christmas Market

Se é que é possível, Viena fica ainda mais encantadora durante o Natal, quando seus principais edifícios servem cenários para os mercados. Um dos principais é o que acontece em frente à Rathaus, prefeitura da cidade. No piso térreo do edifício há um espaço dedicado às crianças, onde elas aprendem a fazer biscoitos e vela natalinas. Aos fins de semana, o destaque são as apresentações dos corais.

Dinamarca, Copenhagen
Tivoli at Christmas
Até 3/jan/2016
tivoli.dk/en

Tivoli at Christmas, Copenhagen.

Tivoli at Christmas, Copenhagen.

Queridinho dos habitantes de Copenhagen, o Natal do Tivoli Gardens atrai até um milhão de visitantes e não é para menos. A decoração é linda, os jardins e o lago ganham iluminação especial, há corais com músicas natalinas e o tradicional mercado oferece as comidinhas típicas – tudo num cenário de conto de fadas. Imperdível: a queima de fogos que acontece entre os dias 25 e 27 de dezembro para celebrar o Natal.

Suécia, Estocolmo
Old Town Christmas Market
Até 23/dez/2015
stortorgetsjulmarknad.com
É na Cidade Velha de Estocolmo que acontece o seu mais famoso mercado de Natal – e também o mais antigo da Suécia. Além de doces e bebidas típicas, por você encontra doces, e especialidades suecas bem peculiares, como carne de rena defumada e carne de alce.

Suíça, Zurique
Christkindlimarkt at the Main Train Station
Até 24/ dez/2015
zuerich.com  

Instalado no saguão da principal estação de ferroviária da cidade, o mercado de Natal de Zurique é maior mercado coberto na Europa. Com o aroma das guloseimas no ar, não há quem resista. A protagonista, no entanto, é a imensa árvore decorada com milhares de cristais Swarovski.

Espanha, Barcelona
Fira de Santa Llúcia
Até 23/dez/2015
firadesantallucia.cat

Fira de Santa Llucía, Barcelona.

Fira de Santa Llucía, Barcelona.

Realizada desde 1786, a Fira de Santa Llúcia tem hoje mais de 300 bancas que vendem todos os tipos de artigos natalinos, como presépios e árvores, além de opções de presentes, incluindo roupas, joias e decoração – docinhos e vinho, no entanto, aqui você não encontrará. Para compensar, há apresentações de teatro, música e até mesmo um concurso de presépios.

Finlândia, Tampere
Tampereen Joulutori
Até 22/dez/2015
tampereenjoulutori.fien

Além de Helsinque, na Finlândia, vale a visita ao charmoso mercado de Natal da idílica cidade de Tampere, a 2h da capital do país. Por lá você encontra artesanatos tradicionais e o imperdível glögg – versão finlandesa do vinho quente. Esculturas no gelo e apresentações tornam o evento ainda mais especial.

França, Estrasburgo
Strasbourg Christmas Market
Até 31/dez/2015

noel.strasbourg.eu

Mercado de Natal de Estrasburgo.

Mercado de Natal de Estrasburgo.

Um dos mais antigos da Europa, o mercado de Natal de Estrasburgo aconteceu pela primeira vez em 1570. Desde então, a cidade continua a tradição e todos os anos reúne cerca de 300 bancas distribuídas por diversos pontos da cidade. Lá é possível encontrar de tudo, desde comida a artesanato, incluindo decorações típicas da Alsácia.

Hungria, Budapest
Budapest Christmas Fair

Até 6/jan/2016
budapestinfo.hu

Budapest Christmas Fair

Budapest Christmas Fair

A Praça Vorosmarty, na área central do bairro de Pest, tem como característica as barraquinhas de madeira em estilo chalé – claro que abarrotadas de todas as guloseimas natalinas. Além dos alimentos, destaca-se a programação com música e teatro.

República Tcheca, Praga
Old Town Square Christmas Market

Até 6/jan/2016
prague.eu

Old Town Square Christmas Market.

Old Town Square Christmas Market.

São vários os mercados em Praga, mas os principais são os da Praça Wenceslas e Praça da Cidade Velha. Nesta última, a árvore ganha destaque, com sua bela iluminação em contraste com os contornos góticos da arquitetura da capital tcheca. Nas bancas, os presentes são coadjuvantes – os visitantes vão mesmo para saborear iguarias típicas, como porco assado, chouriço e muffins, além de cervejas e do vinho quente.

Para mais informações sobre viagens, acesse teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed