8 exposições de arte que você não pode perder

De Goya a Ai Weiwei, de Frida Kahlo a Picasso. De São Paulo a Madri, de Washington a Melbourne. O calendário de exposições de arte pelo mundo está interessantíssimo e nós reunimos aqui as imperdíveis! Confira:


Gauguin to Picasso: Masterworks from Switzerland
Phillips Collection – Estados Unidos, Washington
Até 10/jan/2016
phillipscollection.org
As renomadas coleções particulares dos patronos das artes suíços Rudolf Staechelin (1881–1946) e Karl Im Obersteg (1883–1969) podem ser conferidas nesta exposição que reúne mais de 60 obras-primas de nomes como Paul Gauguin, Van Gogh, Pablo Picasso e Marc Chagall.

Frida Kahlo – Conexão entre mulheres surrealistas no México
Até 10/jan/2016
Instituto Tomie Ohtake – Brasil, São Paulo
institutotomieohtake.org.br
Uma das principais pintoras do século 20, Frida  divide o protagonismo com outras artistas contemporâneas, entre mexicanas e radicadas no país, que foram influenciadas por sua obra. A exposição reúne cerca de 100 obras, sendo 20 quadros e 13 pinturas e desenhos sobre papel. As demais mostram a conexão da pintora com nomes como Remedios Varo, Maria Izquierdo e Leonora Carrington.

Obra: Autorretrato con monos, 1943. ©2015 Banco de México Diego Rivera & Frida Kahlo Museums Trust. Av. 5 de Mayo No.2, Col. Centro, Del. Cuauhtémoc 06059, México , D.F. Reproducción autorizada por El Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura, 2015 Foto: Gerardo Suter

Obra: Autorretrato con monos, 1943. ©2015 Banco de México Diego Rivera & Frida Kahlo Museums Reprpdução autorlizada por El Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura, 2015.  Foto: Gerardo Suter

Goya: The Portraits
Até 10 jan/2016
National Gallery – Inglaterra, Londres
nationalgallery.org.uk
Dentre as muitas exposições que se dedicaram a diferentes temas da carreira do pintor espanhol Francisco The Goya, essa é a primeira que enfoca exclusivamente seu talento como retratista. A partir de coleções públicas e particulares de todo o mundo, a mostra conseguiu reunir 70 dos mais brilhantes retratos pintados por Goya, incluindo pinturas, desenhos e miniaturas.

'The Duchess of Alba, 1797

Obra: The Duchess of Alba. Francisco de Goya, 1797. The Hispanic Society of America, New York, NY.

Edvard Munch.Arquetipos
Museo Thyssen-Bornemisza – Espanha, Madri
Até 17/jan/2016
museothyssen.org
Organizada em colaboração com o Munch Museet, de Oslo, a mostra Edvard Munch.Arquetipos vai muito além do célebre O Grito. Em 80 obras – entre pinturas, desenhos e gravuras – a exposição busca desvencilhar Munch de trabalhos icônicos, assim fugindo dos estereótipos, para se aprofundar na trajetória do brilhante artista. Melancolia, morte a amor são apenas alguns dos temas abordados na exposição, que ajuda a compreender a complexidade da carreira de Munch.

Munch: Van Gogh
Van Gogh Museum – Holanda, Amsterdam
Até 17/jan/2016
vangoghmuseum.nl
Com mais de 100 trabalhos, entre pinturas e obra sobre papel, esta exposição traça paralelo entre os trabalhos do holandês Van Gogh e o norueguês Munch que, apesar de nunca terem se conhecido, apresentam muitas similaridades. Saiba mais aqui.

Esqueda: Vincent van Gogh, Noite Estrelada sobre Rhône, 1888. Musée d’Orsay, Paris. Direita: Edvard Munch, Noite Estrelada, 1922. Munch Museum, Oslo.

Esqueda: Vincent van Gogh, Noite Estrelada sobre Rhône, 1888. Musée d’Orsay, Paris. Direita: Edvard Munch, Noite Estrelada, 1922. Munch Museum, Oslo.

Picasso Sculpture
Museum of Modern Art (MoMA)– Estados Unidos, Nova York
Até 7/fev/2016

moma.org
Primeira exposição do gênero nos Estados Unidos, Picasso Sculpture mostra que além de exímio pintor, Pablo Picasso exibia a mesma habilidade como escultor. Apaixonado por suas esculturas, o artista espanhol utilizou diferentes materiais e técnicas pouco convencionais para compô-las – 100 delas podem ser vistas nesta exposição.

MoMA - Pablo Picasso Sculpture 2015 Photos by Pablo Enriquez

MoMA – Pablo Picasso Sculpture 2015 Photos by Pablo Enriquez

Picasso.mania
Grand Palais – Paris
Até 26/fev/2016
grandpalais.fr
Picasso.mania aborda de forma cronológica e temática os grandes momentos da carreira de Pablo Picasso, coletando alguns dos elementos que auxiliaram na construção do mito em torno de seu nome no cenário artístico mundial. Através de fotos, pinturas, esculturas e vídeos, a exposição ainda possibilita a observação da influência do espanhol em outros nomes da arte contemporânea, como Andy Warhol, Jeff Koons e Richard Prince, também passando pelo universo do cinema, através de diretores como Alfred Hitchcock e Jean Luc Godard.

Exposição Picasso.mania. © Rmn-Grand Palais . Foto: Didier Plowy, Paris 2015.

Exposição Picasso.mania. © Rmn-Grand Palais . Foto: Didier Plowy, Paris 2015.


Andy Warhol | Ai Weiwei
National Gallery of Victoria – Melbourne, Austrália
11/dez/2015-24/ago/2016
ngv.vic.gov.au
Andy Warhol, um dos pais da pop art do século 20 e Ai Weiwei, um dos artistas ativistas da geração Instagram estarão reunidos em uma grande exposição que irá explorar paralelo, as diferenças a influência do trabalho de ambos na atualidade. Desenvolvida pela National Gallery of Victoria em colaboração com Andy Warhol Museum em Pitsburgh, Estados Unidos, e com o próprio Ai Weiwei, a mostra reúne 300 obras, entre pinturas, esculturas, fotografia, filmes e mídias sociais.

Obra: Forever Bicycles 2011. Istalação durante o Taipei Fine Arts Museum 2011. Imagem cortesia Ai Weiwei studio © Ai Weiwei

Obra: Forever Bicycles 2011. Istalação durante o Taipei Fine Arts Museum 2011. Imagem cortesia Ai Weiwei studio © Ai Weiwei

Para mais informações sobre viagens acesse teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed