Mercados imperdíveis pelo mundo

Se conhecer bem um destino passa obrigatoriamente por sua gastronomia, não pode haver melhor lugar para prova-la do que os seus mercados de comidas! Frutas exóticas, doces típicos, queijos artesanais, especiarias, vinhos e azeites são apenas alguns dos produtos encontrados, e muito deles também contam com restaurantes que servem pratos típicos – obviamente tudo preparado com ingredientes fresquinhos. E, muito além dos alimentos oferecidos, um simples passeio nesses coloridos mercados – alguns históricos, outros modernos – proporciona contato direto com a cultura local.

Para os foodies de plantão, fizemos uma seleção com mercados imperdíveis pelo mundo. Confira:

Borough Market – Londres, Inglaterra

Borough  AC Manley  Shutterstock.com

Foto: AC Manley /Shutterstock.com

Mercado de comidas mais antigo – e prestigiado – de Londres, o Borough Market com mil anos de existência, o Borough Market está instalado no bairro de Southwark, região que deste o século 13 já era conhecida pela venda de alimentos frescos. As mais de 100 barracadas, abastecidas por produtores de todo o país, fazem a alegria de chefs locais com legumes, frutas, carnes, peixes, frutos do mar e especiarias da melhor qualidade, além de pães, doces, queijos e azeites artesanais. Os foodies têm a oportunidade de conhecê-lo de quinta-feira a sábado, quando o mercado abre para o público geral, que além de compras, também podem provar comidinhas gourmet.
Informações: 8 Southwark. Londres. Tel: 44 20 74071002. Abre diarialmente 10h-17h (fecha 18h aos sábados e abre 8h às segundas).

Mercado da Ribeira – Lisboa, Portugal

Mercado da Ribeira. Foto: Michaelpuche /  Shutterstock.com

Foto: Michaelpuche / Shutterstock.com

Para os foodies que gostam de mercados, o Mercado da Ribeira, é daquelas atrações imperdíveis. Renovado em 2014, em pouco tempo ele se transformou em parada obrigatória para gourmands e descolados na capital portuguesa. Uma área de 5500 m² é ocupada por mais de 30 restaurantes, alguns de inspiração orgânica, além de lojas de vinhos, conservas, flores, frutas e legumes típicos do país e de altíssima qualidade.
Informações: Avenida 24 de Julho, 50. Lisboa. Abre diariamente 10h-24 (fecha 2h qui/sáb).

Mercado San Miguel – Madri, Espanha

Mercado de San Miguel. Foto: Pixachi/Shutterstock.com.

Foto: Pixachi/Shutterstock.com.

Bem próximo à Plaza Mayor, está localizado o Mercado San Miguel, com mais de 30 bancas de frutas, petiscos, massas, peixes e muitas outras iguarias espanholas e internacionais. Clima semelhante ao dos mercados municipais das grandes cidades brasileiras, o local é ponto de encontro de madrileños e visitantes, que aproveitam para apreciar tapas, vinhos e comprar produtos frescos. Além das compras, é possível fazer degustação de produtos típicos em algumas bancas.
Informações: Plaza de San Miguel. Madri. Tel: 34 915 424936. www.mercadodesanmiguel.es. Abre diariamente 10h-24h (fecha 2h qui/sáb).

Torvehallerne (Mercado Local) – Copenhagen, Dinamarca

Torvehallerne. Foto: Thomas Steen Sørensen/Wonderful Copenhagen

Foto: Thomas Steen Sørensen/Wonderful Copenhagen

Localizado próximo à estação Norreport, o mercado Torvehallerne dispõe de mais de 80 estandes com variedade de produtos frescos, temperos, pães e outras deliciosas iguarias internacionais.
Informações: Frederiksborggade, 21. Copenhagen. Tel: 45 70106070. Abre seg/qui 10h-19h, às sextas-feiras 10h-20h, aos sábados 10h-18h e aos domingos 11h-17h.

Djemaa el Fna (Praça Djemaa el Fna) – Marrakech, Marrocos

Foto: danm12/  Shutterstock.com

Foto: danm12/ Shutterstock.com

Principal espaço de performances públicas da cidade, a praça concentra todo o tipo de artistas: de equilibristas encantadores de serpentes a videntes e muitos outros personagens. À noite, porém, a praça se transforma em um movimentado mercado, onde pode-se apreciar os mais variados exemplos da culinária local nas inúmeras tendas.
Informações: Medina. Marrakech.

St. Lawrence Market – Toronto, Canadá

St. Lawrence Market. Foto: mikecphoto / Shutterstock.com

Foto: mikecphoto / Shutterstock.com

Considerado um dos melhores mercados do mundo, o St. Lawrence é um dos locais mais movimentos de Toronto. Em atividade desde 1803 – tendo passado por uma reconstrução de 1970 a 1990 –, é composto por dois edifícios, com propósitos diferentes. O lado norte abriga os mercados de agricultores que oferecem uma ampla variedade de produtos frescos. Já o lado sul abriga uma grande variedade de restaurantes, padarias, delicetéssens, entre outras lojas de alimentos. Aos sábados, a ala norte fica movimentada com aulas e palestras de chefs.
Informações: 92-95 Front Street East. Toronto. Tel: 1 416 3927219. www.stlawrencemarket.com. Ala sul: abre ter/sex 8h-18h (fecha 19h às sextas e 17h aos sábados. Ala norte: sábados 5h-15h.

Mercado Municipal de São Paulo – São Paulo, Brasil

Mercadão de São Paulo. Foto: Filipe Frazao / Shutterstock.com

Foto: Filipe Frazao / Shutterstock.com

Seja no café, almoço ou lanche da tarde – um dos melhores programas da capital paulista é, definitivamente passar no Mercadão – como é carinhosamente apelidado pelos paulistanos –para comer os tradicionais sanduíche de mortadela, pastel e bolinho de bacalhau, além da grande variedade de lanches gourmet. Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal de São Paulo apresenta bela arquitetura eclética, com destaque para os belos vitrais. Aberto a partir das 2h30 para feirantes, o mercado oferece uma grande variedade de vegetais, carnes, peixes e frutos do mar, passando por especiarias, massas e doces e produtos importados de primeira qualidade.
Informações: Rua da Cantareira, 306. São Paulo. Tel: 11 33133365. oportaldomercadao.com.br. Abre diariamente 5h-16h.

Mercado Central – Santiago, Chile

 Foto: Market Dmitry Chulov /Shutterstock.com

Foto: Market Dmitry Chulov /Shutterstock.com

O tradicional mercado central de Santiago foi inaugurado em 1872 e concentra uma infinidade de produtos, como peixes e frutos do Oceano Pacífico, além de artesanatos típicos e objetos de decoração. Há no mercado, também, diversas bancas que servem exemplares da gastronomia chilena.

Calle San Pablo, 967. Santiago. Tel: 56 2 6968327. www.mercadocentral.cl.

Tsukiji Fish Market (Mercado de Peixe) – Tokyo, Japão
Tsukiji Fish MarketEste é o maior e mais extraordinário mercado de peixes do mundo, comercializando aproximadamente 2,2 milhões de quilos de pescados diariamente. Ao entrar, causa surpresa a ausência do cheiro forte que geralmente se espera de um lugar assim. Um dos motivos para isso é que muitos dos animais ali, além de serem muito frescos, ainda estão vivos e assim são vendidos. É recomendável iniciar a visita às 5h da manhã, horário em que acontece o leilão de atum. Depois de assistir (em silêncio) a este exótico espetáculo, o melhor é simplesmente observar a variedade e a incrível organização do mercado, atentando para as regras locais que exigem que os visitantes se portem de maneira silenciosa – e invisível. O mercado Tsukiji oferece ainda o melhor sushi breakfast de Tóquio.
5-2-1 Tsukiji, Chuo. Tóquio. Tel: 81 3 35477074. www.tsukiji.or.jp. Abre seg/ter e qui/sáb 5h-14h.

Queen Victoria Market – Melbourne, Austrália 

Foto: Chameleons/Eye  Shutterstock.com.

Foto: Chameleons/Eye Shutterstock.com.

Chamado carinhosamente apelidado pelos locais de Vic Market ou Queen Vic, o Queen Victoria Market faz parte da vida de Melbourne desde 1978, configurando-se um dos principais marcos da cidade – e o maior do hemisfério sul. Vende desde alimentos a cosméticos, roupas e souvenires. Os foodies encontram frutas e vegetais australianos e importados, alimentos orgânicos, delicacies e carnes de todos os tipos – de frango a canguru e crocodilo. A praça de alimentação oferece uma vasta gama de cozinhas, como indiana, chinesa, italiana e gastronomia do Oriente Médio.
Informações: Corner of Victoria St and Elizabeth Street. Tel: 61 3 93205822. www.qvm.com.au. Abre terças e qui/sáb 6h-14h (fecha 17 sexta e 15h sábado).

Para mais informações sobre viagens acesse teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed