Moda e arte no verão europeu

Para fashionistas e interessados por moda, o verão europeu destaca vários eventos que unem moda e arte.

Há tempos,  museus e galerias das principais capitais europeias  promovem grandes exposições que movimentam a cena artsy mundial, deixando claro a forte ligação entre moda e arte.  Sempre ditando tendências de estilo, Paris, Londres e Lisboa foram buscar  inspiração nos estilistas mais importantes do planeta pra fazer do verão 2015 a temporada mais quente da moda. Em Paris, o estilista Jean Paul Gaultier é tema de uma retrospectiva no Grand Palais, enquanto em Londres, o enfant terrible Alexander McQueen tem causado furor com a exposição que revela o melhor da sua obra. Mais uma prova de que moda e arte andam intimamente ligadas.

Confira cinco exposições em cartaz que fashionista algum pode perder.

As criações da Maison Lanvin são destaques em Paris (Foto Divulgação)

As criações da Maison Lanvin são destaques em Paris (Foto Divulgação)

Paris
Jeanne Lanvin
Palais Galliera, Musée de la mode de Paris
Até 23 agosto 2015
palaisgalliera.paris.fr
Mais antiga marca francesa ainda em atividade, a Lanvin ganha as salas do Palais Galliéra, numa exposição superbadalada. Trata-se da primeira mostra dedicada à carreira de Jeanne Lanvin que conta com mais de cem modelos provenientes dos arquivos do museu e da própria Maison Lanvin.

The Fashion World of Jean Paul Gaultier
Grand Palais
Até 3 agosto 2015
grandpalais.fr
Depois de passar com sucesso por Nova York, Montreal e Londres, a grande exposição com o melhor da moda criada pelo estilista Jean Paul Gaultier chega a Paris. 175 icônicas peças, como os casacos de marinhos, as saias masculinas e os figurinos da cantora Madonna, que fizeram a fama do criador francês, estão expostas no Grand Palais, abrangendo um período que vai desde o primeiro grande desfile de Gaultier, feito em 1976, até 2013.

A moda praia do século 20 no Fashion and Textile Museum, em Londres

A moda praia do século 20 no Fashion and Textile Museum, em Londres

Londres
Shoes: Pleasure and Pain
Victoria and Albert Museum
até 31 janeiro 2016
vam.ac.uk
Exposição que traz um item que faz a cabeça e os pés de muita gente – principalmente das mulheres –, com um título mais que sugestivo: Shoes: Pleasure and Pain, na tradução livre “Sapatos: Prazer e Dor”. Trata-se de uma ampla mostra que promete exibir mais de 200 pares femininos e masculinos, desde o 30 a.C. até as coleções de 2015. A exibição incluirá ainda sapatos design de grifes cobiçadas, como Christian Louboutin, Dior e Manolo Blahnik.

Riviera Style: Resort & Swimwear since 1900
Fashion and Textile Museum
Até 30 agosto 2015
ftmlondon.org/
O burkini, um misto de burca com biquíni, é apenas umas das peças de uma grande retrospectiva sobre a moda praia: Riviera Style – Resort and Swimwear Since 1900, a partir de 22 de maio, no Fashion and Textile Museum, em Londres. A mostra, recapitula um século de história da moda praia por meio de cliques famosos feitos de mulheres nas praias da Europa e de propagandas antigas.

Alexander McQueen: Savage Beauty
Victoria and Albert Museum
Até 2 agosto 2015
vam.ac.uk
Primeira e maior retrospectiva do brilhante estilista britânico Alexander McQueen na Europa, a mostra parte de seu desfile de graduação, em 1992, e vai até suas últimas criações que foram às passarelas em um desfile póstumo, em 2010. Montada originalmente em 2011, no Metropolitan Museum of Art Nova York, a exposição foi a mais visitada da história da instituição. A oportunidade de vê-la em Londres é imperdível!

Criações do estilista Christian Lacroix em Lisboa

Criações do estilista Christian Lacroix em Lisboa

Lisboa
Caleidoscópio. A alta-costura de Christian Lacroix
MUDE – Museu do Design e da Moda
Até 30 agosto 2015
mude.pt/exposicoes
A exposição “Caleidoscópio” integra o ciclo “Tesouros da coleção de alta-costura”, com que o Museu do Design e da Moda (MUDE) “pretende divulgar o acervo integral existente na Coleção Francisco Capelo de vários autores que marcaram a história da alta-costura”. Modelos de alta-costura do costureiro francês Christian Lacroix, serão expostos contemplando coleções distintas concebidas sobretudo na década de 1990. Três destes modelos são pela primeira vez expostos ao público.

Para saber mais sobre viagens, acesse teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed