Miró em São Paulo

A cena artsy de São Paulo ganha mais um grande evento.

Começa nesta quarta-feira (20), a maior exposição dedicada à Joan Miró (1893-1983) no Brasil. Serão 112 obras: 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos, além de fotografias sobre a trajetória do pintor catalão, expostas no Instituto Tomie Ohtake.miro1

Depois do sucesso das mostras de Yayoi Kusama e Salvador Dalí, o Tomie Ohtake deve, novamente, receber um público imenso se levarmos em consideração que a nova expo trará obras famosas como “El Oro del Azur” (na foto) e “La Estrella Matinal“, vindas da Fundação Joan Miró, de Barcelona, e de coleções particulares.

A exposição, com obras selecionadas pela fundação, divide-se em três grandes blocos cronológicos que coincidem com momentos importantes do artista. Desenhos da época da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial representam boa parte das pinturas feitas nas décadas de 30 e 40, apresentando faceta transgressora que viria ser uma das marcas do seu trabalho.

O artista catalão Joan Miró

O artista catalão Joan Miró

Já nos Anos 50 e 60, com a presença de técnicas diversas, destaca-se o interesse continuado do artista pela experimentação com seu gênio criativo se voltando para a produção de esculturas. Dos anos 1970, vem a destreza do artista para desafiar padrões estabelecidos com a criação de uma série espetacular de gravuras.

Com o conjunto da sua obra, Miró acabou por influenciar não só a criação nas artes plásticas, mas também na moda, design e até na arquitetura.

Joan Miró – A Força da Matéria”, fica em cartaz até 16 de agosto e depois segue para o MASC – Museu de Arte de Santa Catarina (Florianópolis), de 02 de setembro a 14 de novembro.

A partir de 20 de maio de 2015
De terça feira à domingo, das 11:00 às 20:00
Gratuito
Onde: Instituto Tomie Ohtake
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros

Para saber mais sobre viagens, acesse www.teresaperez.com.br. 

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed