Exposição na Zipper Galeria ‘reinventa’ o fliperama

Difícil encontrar alguém que tenha mais de  20 anos e que não sinta saudades dos famosos jogos de fliperama, muito comuns em bares e casas de jogos até o início dos anos 2000. Colocando sua arte e criando uma espécie de fliperama, a artista Camita Soato criou a obra Fulerama, que integra sua exposição Nobres sem Aristocracia: Projeto Vira-Latas Puros nº51, em cartaz na Zipper Galeria, em São Paulo, até 1 de novembro de 2014.

As obras que estão na exposição têm alguns “personagens” bastante recorrentes: cães vira-latas. Eles aparecem nas pinturas e em outras criações, sempre em contextos diversos, para compor narrativas diferentes. Em uma delas, ele é justamente o personagem em um jogo de fliperama, em Fulerama. Aqui, os visitantes deixam o posto de expectadores e são convidados a ajudar o animal em seu trajeto, pulando as lacunas e obstáculos e acumulando fichas de pontuação.

Fulerama

Fulerama

Metaforicamente, o título Nobres sem Aristocracia: Projeto Vira-Latas Puros nº 51, faz referência a cães vira-latas. Embora o cruzamento entre eles não obedeça a uma ordem, observa-se que após várias gerações os cães mestiços exibem características bastante similares. Acredita-se que a aparência de um cão mestiço seja muito similar a de seus ancestrais Canis lupus familiaris, de onde as raças puras foram selecionadas.

dog

Românticas Canalhas 16, 2014, óleo sobre tela, 40 x 50 cm

Informações: Zipper Galeria. Rua Estados Unidos, 1494. Jardim América. São Paulo. Tel: 11 43064306. www.zippergaleria.com.br. Abre seg/sex 10h-19 e aos sábados 11h-17h.

Para conhecer outros destinos riquíssimos em arte, veja a publicação The Traveller Artsy, by Teresa Perez. Solicite um exemplar a um de nossos consultores.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed