5 exposições para ver no Art Institute of Chicago

AIC-Facade-North-View

Art Institute of Chicago

Existente desde 1879, hoje o Chicago Instute of Art, localizado em Chicago, nos Estados Unidos, tem cerca 300 mil obras de arte espalhadas por seus oito edifícios. Seu vasto acerto tem obras impressionistas, modernistas, coleção de renascimento, do período medieval, esculturas gregas e romanas.

Recentemente, ele foi eleito como o melhor museu de arte do mundo, em uma votação promovida pelo TripAdvisor. Além das coleções do museu, o Instituto organiza várias exposições temporárias. Aqui, separamos cinco delas que valem a pena ver durante uma viagem a Chicago:

040114_036 copy_RT

Chicagoisms 

A cidade de Chicago inspirou várias inovações urbanas e arquitetônicas. Os arquitetos, ao longo da história, sempre voltam a esses momentos de inovação para buscar inspiração para novas criações. A esses momentos, essa exposição dá o nome de “chicagoisms“. Nove arquitetos selecionaram os 5 maiores chicagoisms da cidade, que agora estão todos representados em fotos preto-e-branco históricas.

133.1936

Magritte: The Mystery of the Ordinary, 1926–1938

Buscando fazer os objetos do cotidiano “gritarem em voz alta”, ou fazer o desconhecido, o artista belga René Magritte criou algumas das mais extraordinárias imagens do século 20. Esta exposição foca nos anos inventivos e experimentais do artista, apresentando mais de 100 pinturas, colagens, desenhos e objetos, juntamente com uma seleção de fotografias, periódicos e trabalhos comerciais que iriam determinar os temas que o artista passaria a abordar ao longo de toda a sua carreira. 

Mendez_Firing-Squad

What May Come: The Taller de Gráfica Popular and the Mexican Political Print

O coletivo mais influente e duradouro de seu tempo, o Taller de Gráfica Popular, criou algumas das gravuras mais memoráveis do século. Utilizando ilustrações de José Guadalupe Posada, o grupo criou gravuras que pudessem ser espalhadas e publicadas a preços acessíveis, tornando-as mais atraentes. A exposição mostra 100 dessas gravuras e explica o porquê o coletivo exercia uma influência internacional tão intensa.

Necklace_of_Ornament_for_Dress

Heaven and Earth: Art of Byzantium from Greek Collections

Por mais de mil anos, a Grécia foi parte do vasto Império Bizantino e agora cerca de 60 obras que representam esse período estão expostas no Art Institute Chicago. A exposição explora o rico legado do mundo bizantino, dividindo peças como mosaicos, fragmentos de construções, manuscritos e até mesmo copos luxuosos em cinco diferentes áreas: a transição entre o mundo clássico e o bizantino; vida espiritual; vida intelectual; os prazeres da vida; e a disputa entre o leste e o oeste durante os últimos dias do império no século 15.

Stein_NotoIndianPoint

Ethel Stein, Master Weaver

A exposição exibe 39 trabalhos que mostram as sensibilidades e tradições históricas de tecelagem de Ethel Stein. Hoje com 96 anos, a artista começa a ficar mais conhecida e receber o reconhecimento por suas técnicas apuradas ao manusear o tear.

Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed