Bienal de Flamenco de Sevilha: a alma espanhola em cena

Uma combinação de canto profundo, acompanhado pelo violão, e dança marcada pelo sapateado, com a cadência do bater de palmas ou castanholas. Assim é o flamenco: uma verdadeira arte composta por voz, dança e música – denominados cante, baile e toque – que expressam diversos sentimentos, e que melhor traduzem a alma espanhola.
flamenco

Nascido no século 18 (quando começou a ganhar popularidade), na Andaluzia, o flamenco tem origens controversas. Dizem que a maior contribuição deve-se principalmente aos ciganos. Entretanto, essa manifestação vai além – é o resultado da mistura cultural de diversos povos que habitaram a região, como nativos, árabes, judeus, mouros, entre outros. Em 2009, o flamenco foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.

E para celebrá-lo, começa hoje, na capital andaluza, a Bienal de Flamenco de Sevilha. Realizada desde 1980, trata-se do maior evento do gênero no mundo, que converte a cidade em uma vitrine para todas as extensões flamencas, desde sua forma mais conservadora às inovadoras.  

Durante 24 dias, Sevilla será ocupada por uma extensa programação que inclui exposições, palestras, espetáculos, shows de cantaores, violinistas e bailaoras, e exibições de filmes. Teatros, e locais históricos como o palácio Real Alcázar e a Capela do Palácio de San Telmo, bem como centros culturais, ruas e praças servirão de palco para as mais diversas atividades.

Espetáculo durante a Bienal de Flamenco de Sevilha 2012. Foto: Divulgação

Espetáculo durante a Bienal de Flamenco de Sevilha 2012. Foto: Divulgação

Com o tema Feuente y Caudal, título do álbum gravado em 1973 por Paco de Lucía, a 18ª edição da Bienal é dedicada justamente a ele, um dos maiores violinistas espanhóis falecido em fevereiro deste ano. Sem nunca deixar a tradição de lado, Paco ficou conhecido mundialmente por modernizar e popularizar a música flamenca.

Bienal de Flamenco de Sevilha. 13/set-5/out/2014. www.labienal.com.

Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed