Catedral de Siena, na Itália, abre seu piso para visitação

Dona de um espetacular acervo de pinturas e esculturas de mestres do Renascimento, a belíssima Catedral de Siena, na Itália, também “guarda” um imensurável tesouro bem debaixo dos pés: um piso de mármore decorado com desenhos e mosaicos. E até o dia 27 de outubro, quem passar por lá poderá ver a riqueza dessa obra aberta – no restante do ano, a maior parte do pavimento fica protegida por um revestimento especial, para evitar o desgaste com o tráfego diário de visitantes e fiéis. Trata-se de uma oportunidade única!

paviemento duomo di siena

Foto: Divulgação Complesso Duomo di Siena

E não é para menos. O piso é resultado de uma complexa técnica iconográfica – com mármores de diferentes cores combinadas –, utilizada para criar obras de arte e contar histórias da antiguidade.  Os 56 painéis foram desenhados de 1369 até 1800 por 40 importantes artistas de Siena, como SassettaDomenico di Bartolo, Matteo di Giovanni e Domenico Beccafumi. A exceção foi Bernardino di Betto, conhecido como Pinturicchio, de Úmbria, autor da famosa obra Monte da Sabedoria, que representa o “caminho à Virtude”, com objetivo da paz interior.

Outras cenas retratadas no piso são a lenda dos irmãos Rômulo e Remo – fundadores de Roma –, amamentados por uma loba; o egípcio Hermes Trismegisto, fundador da sabedoria humana; os filósofos como SócratesAristóteles e Seneca, que abriram mão das riquezas e prazeres terrenos para compreenderem a profundidade da alma humana nas suas relações com a divindade, entre outros.

Mais sobre a Catedral de Siena 

177515832

Situada em uma praça acima da Piazza del Campo, a Duomo de Siena possui estilo gótico romântico do século 12 e é uma das maiores catedrais da Itália. Seu interior abriga um acervo pinturas e esculturas de MichelangeloDonatello e Pisano, além de afrescos de Pinturicchio. Ainda merecem destaque a pia batismal renascentista, os portões de entrada e a biblioteca Piccolomini.

Informações: Piazza Duomo, 8. Siena. Tel: 39 577 283048. www.operaduomo.siena.it. Abre diariamente 10h30-18h30 (domingos 9h-18h). Até 27 de outubro

 Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed