Monumento histórico Ara Pacis, em Roma, se torna colorido

Quem estiver em Roma durante algum final de semana até o dia 7 de setembro de 2014, terá a oportunidade de ver o famoso monumento Ara Pacis, Altar da Paz, colorido!  Inicialmente, a exibição deveria acontecer por apenas uma noite, ontem, dia 19 de agosto. No entanto, depois de 700 pessoas apareceram para a visita, o museu estendeu sua duração. Quem dá cor ao prédio é a tecnologia, ou melhor, projeções! Apesar da técnica não danificar a estrutura, só pode ser colocada “em funcionamento” das 21h às 24h, às sextas e sábados, devido às paredes de vidro do museu, que tem arquitetura bastante moderna.

Apesar de datar do século 9 a.C., os pesquisadores do Museo dell’Ara Pacis utilizaram a tecnologia para projetar cores sobre as cenas esculpidas no altar. Para a escolha das cores, foram necessário testes em laboratório, comparações com pinturas romanas, além de estudos de cor nas arquiteturas e esculturas antigas.

projeto

À esquerda, o monumento e à direita, o projeto (Fotos: Museo dell’Ara Pacis)

Originalmente localizado no Campos Martius, próximo ao rio Tibre, o altar foi inundado com o passar do tempo e, consequentemente, soterrado e esquecido. Até que no século 16, vários de seus fragmentos foram encontrados durante a escavação para a construção de um palácio. No século 19, outros pedaços foram encontrados até que, finalmente, em 1930, o templo fosse reconstruído completamente, passando por uma intensa restauração na década de 1980.

real

Informações: Museo dell’Ara Pacis. Lungovetere in Augusta, esquina com Via Tomacelli. Roma. Tel: 39 060608. www.arapacis.it. Abre 22/23 e 29/30 de agosto e 5/6 de setembro, 21h-24h.

Para mais informações envie um e-mail para info@teresaperez.com.br ou ligue (11) 3799-4000.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed