Moda francesa dos anos 50 é tema de exposição

(Crédito: Pierre Antoine)

(Crédito: Pierre Antoine)

Em 1947, Christian Dior lançou a primeira coleção de sua grife. Isso aconteceu logo após o final da 2ª Guerra Mundial e deu uma outra cara às vestimentas femininas daquela época: ao invés de manterem a aparência militarizada, agora elas seriam tão delicadas quanto as flores. As novas peças valorizariam cintura, quadril e busto, e colocariam as saias-rodadas de uma vez por todas no guarda-roupa feminino.

Mas esse é só o primeiro capítulo da história da moda durante a década de 1950 na França. Para contar toda sua importância, está acontecendo a exposição The 50’s Fashion France, 1947-1957 (Os anos 50 – A Moda na França entre 1947 e 1957), na Palais Galliera, em Paris, até o dia 2 de novembro de 2014.

Christian Dior, robe "Bonbon", A/H 1947-1948. (Crédito: Cochennec e E. Emo / Galliera / Roger-Viollet)

Christian Dior, robe “Bonbon”, A/H 1947-1948. (Crédito: Cochennec e E. Emo / Galliera / Roger-Viollet)

Aquela primeira coleção feita pela Dior foi vista como uma afronta a todas as dificuldades passadas recentemente pela população. Por um lado, a maison produzia roupas que utilizavam até 7 metros de pano para fazer uma saia; por outro, a sociedade pós-guerra tinha a lembrança da miséria e do racionamento de todos os artigos. Mesmo assim, um ano depois desse lançamento, todas as outras marcas da capital francesa estavam criando peças que, de uma forma ou outra, se relacionavam às que Christian Dior havia criado.

Esse apogeu da alta-costura permitiu que várias marcas se tornassem verdadeiros laboratórios e utilizassem em abundância bordados, plumas, recortes acinturados e uma alfaiataria que serviria de referência e base para a moda das décadas que viriam a seguir.

(Crédito: Pierre Antoine)

(Crédito: Pierre Antoine)

Informações: 10 avenue Pierre 1er de Serbie. Paris. www.palaisgalliera.paris.fr.

Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed