512 horas com Marina Abramovic

Como em um balé muito, muito calmo, Marina Abramovic caminha por um salão onde não há móveis ou quaisquer outros objetos. Por ali, apenas os expectadores se espalham. Em curtos espaços de tempo, ela escolhe alguém e interage com a pessoa.

A nova exposição da artista que nasceu em Belgrado, na Sérvia (antiga Iuguslávia), se chama 512 Hours e, nesse sentido, é bastante literal. Abramovic passará 512 horas, 8 horas por dia, 6 dias por semana, nessa rotina de interagir com o público. A performance acontece na Serpentine Galleries, em Londres, até o dia 25 de agosto de 2014.

Uma equipe a ajuda, já que nem todos ali serão tocados por ela. Eles, como ela, vão conduzindo os visitantes – que são limitados a 160 por dia.

Ao final de cada dia de performance, a artista grava depoimentos contando os momentos das últimas oito horas. Chamadas “Diários da Serpentine” as reflexões que ela faz e fatos que conta, mostram, de certa maneira, como várias coisas podem surgir de uma sala vazia, onde, aparentemente, nada está sendo feito.

(foto: Marco Anelli)

(foto: Marco Anelli)

Muitas pessoas têm comparado a atual exposição com a que aconteceu em 2010, “The Artist is Present”, no MoMA, em Nova York.

Durante os três meses da exibição, a artista sentava frente a frente com diferentes expectadores. A interação entre ambos era a obra em si. Dentre as pessoas que a “encararam”, estava o ator James Franco e um rapaz que, depois de enfrentar a fila, passou sete horas olhando para a artista.

No entanto, a visita mais especial se tratou de Ulay, ex-companheiro da artista. Os dois levaram uma vida conjunta durante 12 anos, viajando juntos e criando várias obras juntos. O reencontro aconteceu depois de 25 anos, sem que a artista soubesse que o encontraria. Bastante emocionante, o vídeo pode ser visto abaixo.

Informações: Serpentine Gallery. Kensington Gardens. Londres. Tel: 44 20 74026075. www.serpentinegalleries.com. Abre ter/dom 10h-18h.

Para mais informações sobre viagens e destinos, acesse www.teresaperez.com.br

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed