Moda italiana é tema de exposição

A Itália tem na moda, talvez tanto quanto em sua gastronomia, uma forma de expressão autêntica e muito reconhecida. Para contar essa história desde o fim da segunda guerra mundial até os dias de hoje, a Fundação Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, está com a exposição Italian Glamour até o dia 13 de julho de 2014. Podem ser vistas cerca de 130 peças de grifes como Versace, Roberto Cavalli, Dolce e Gabbana, Alberta Ferretti e Giorgio Armani, entre outros.

italian-glamour-exposicao-cidade-das-artes-interna-01

(Crédito: Cristina Granado)

A exposição não está organizada em ordem cronológica, propositalmente, para mostrar o quanto vestidos de épocas diferentes se assemelham quanto às referências usadas. Todos as peças fazem parte do acervo particular de Enrico Quinto e Paolo Tinarelli, considerado um dos maiores do mundo da moda.

A primeira seção fala objetivamente sobre a Itália. A importância de seu artesanato, a utilização de materiais como a ráfia ou a cerâmica, o nascimento da indumentária informal, a importância da indústria de malhas e a moda das boutiques são elementos ligados ao estilo de vida do país – que adquiriu fama mundial!

A segunda tem dois ambientes que remontam ao ano de 1951, quando a moda made in Italy passou a ter relevância internacional. Antes desse período, Paris ditava as regras da moda, apesar de ser Salvatore Ferragamo quem criava os calçados mais cobiçados em Hollywood. Isso mudou quando o empresário Giovanni Battista Giogini encomendou peças às principais casas de costura do país. Roupas prontas, Giogini reuniu toda a imprensa e compradores americanos na sala de sua casa, em Florença e exibiu as criações. A apresentação foi um sucesso absoluto e até hoje é vista como um marco para a moda do país ter triunfado.

Para demonstrar esse momento, os dois ambientes são dedicados à aristocracia e à impressão que a igreja católica causou às criações. Aqui, estão vestidos pretos que exibem elegância e dramaticidade, enquanto no outro ambiente, estão roupas em tons pastéis, que representam a atmosfera da dolce vita.

DSC_1493  - Abertura da Exposição ITALIAN GLAMOUR- Abril 2014 - Foto CRISTINA GRANATO

(Crédito: Cristina Granado)

italian-glamour-exposicao-cidade-das-artes-interna-03

(Crédito: Cristina Granado)

A terceira e última seção é dedicada à Alta Moda Romana e explora o gosto dos italianos pelo exotismo, o uso de tecidos double face e, por fim, a importância das diferentes estamparias usadas nos vestidos.

Informações: Cidade das Artes. Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca. Rio de Janeiro. Tel: 21 33250102. wwww.cidadedasartes.org. Em cartaz até 13/jul/2014. Abre ter/dom 10h-18h.

Para mais informações sobre viagens e destinos, acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed