Mostra de Yayoi Kusama chega à São Paulo

A mostra da artista japonesa Yayoi Kusama Obsessão Infinita começa hoje em São Paulo. Depois de passar pelo Rio de Janeiro e Brasília, a exposição tem duas novas obras em exibição na cidade, uma da série Accumulations e outra da série Desire for Death. Até o dia 27 de julho os visitantes poderão ver as pinturas, trabalhos em papel, esculturas, vídeos e instalações imersivas e colaborativas que fazem desta a maior mostra da artista da América Latina.

A exposição dá um panorama da carreira de Yayoi Kusama, com cerca de 100 obras que cobrem o período de 1949 a 2012, e expõe vários períodos e linguagens bastante próprios. Suas obras têm um caráter psicológico bastante pronunciado, principalmente por uma de suas “obsessões” mais marcantes: a repetição. Esse elemento está presente em sua série Infinity Net, produzida entre a década de 1950 e 1960, que conta com a repetição de pequenos arcos pintados. Muitas de suas criações também são repletas de poás e bolinhas – outra de suas obsessões, fruto de alucinações que acometem a artista desde a infância.

Hoje, suas produções se mostram oriundas de instintos mais radicais e carregam fortes elementos psicológicos, também característicos.  Em sua exposição, ela admite não ter medo de assumir seus complexos, tornando-os temas ao invés de evitá-los.

ONCE THE ABOMINABLE WAR IS OVER, HAPPINESS FILLS OUR HEAR

Obra Once the abominable war is over, happiness fills our heart

Filled with the Brilliance of Life

Obra Filled with the Brilliance of Life

I'm Here, But Nothing,

Instação I’m Here, But Nothing

Yayoi Kusama nasceu em Matsumoto, onde sempre se sentiu sufocada pelo conservadorismo e pela situação de pobreza em que todos viviam no período pós-guerra. Em 1957, decidiu, então, mudar-se para Nova York, onde ficou amiga de nomes como Donald Judd e Andy Warhol.

O sucesso chegou quando suas performances se tornaram símbolo da subcultura regional, e chamaram atenção dos críticos da metrópole. Em 1973, Kusama voltou ao Japão e em 1977 decidiu viver em uma instituição psiquiátrica, voluntariamente.

 Informações: Instituto Tomie Ohtake. Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros. São Paulo. Tel: 11 22451900.  www.institutotomieohtake.org.br. Abre ter/dom 11h-20.

Para mais informações envie um e-mail para info@teresaperez.com.br ou ligue (11) 3799-4000. 

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed