Esculturas hiper-realistas de Ron Mueck chegam ao MAM-Rio

762fa9a6817c06c1ce734d30f890854de09d56ef

Couple Under an Umbrella (Casal Debaixo do Guarda-sol), 2013. © Ron Mueck
Foto: Thomas Salva

A partir de hoje, 20 de março, os brasileiros poderão conferir de perto as esculturas hiper-realistas do australiano Ron Mueck, na mostra que ocupará o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro até 1º de junho. Inédita no Brasil, a exposição passou primeiro por Buenos Aires, onde atraiu mais 160 mil pessoas à Fundação Proa. Por aqui, a organização espera bater recordes, e aguarda pelo menos 200 mil visitantes!

Ao todo serão nove obras expostas, sendo que a principal atração da mostra é a obra “Casal sob um Guarda-Sol”, uma escultura em tamanho gigante representando um par de idosos na praia. O homem, sem camisa e de bermuda, repousa a cabeça nas pernas da mulher, sentada, de maiô azul. O que impressiona é a precisão dos detalhes: a pele enrugada, as veias saltadas, os pelos e cabelos e até uma verruga.

inspiração do artista é o cotidiano, temas simples como juventudematernidademorte e vida – abordagens tão reais quanto suas próprias esculturas. Outras obras representam jovens adolescentes apaixonados, uma mulher supostamente doente na cama e até o momento do nascimento. Alguns de seus trabalhos têm enormes proporções, enquanto outros são esculpidos em tamanho diminuto. Seja como for, a hiper-realidade dos detalhes chega a ser chocante.

O escultor australiano Ron Mueck (Melbourne, 1958) se desenvolveu trabalhando para a publicidade. A virada na sua vida aconteceu em 1996, quando participou da exposição de sua sogra, Paula Rego, na Hayward Gallery, em Londres, e foi descoberto. O primeiro destaque da sua carreira foi em 1999, com a escultura Boy, exposta na Bienal de Veneza.

MUECKron_MaskII_EXHI010912_RGB

Autorretrato de Ron Muek intitulado Mask II, (Máscara 2) 2001. © Ron Mueck. Foto: Thomas Salva

Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed