Ron Mueck expõe seu trabalho hiper-realista na América Latina

Conhecido por suas esculturas hiper-realistas, o artista australiano Ron Mueck expõe seu trabalho pela primeira vez na América Latina. Até 23 de fevereiro, quem estiver em Buenos Aires poderá conferir nove das esculturas de Mueck, exibidas na Fundação PROA. Somente na primeira semana, foram 15 mil visitantes!

mueck2

A principal atração da mostra é a obra “Casal sob um Guarda-Sol”, uma escultura em tamanho gigante representando um par de idosos na praia. O homem, sem camisa e de bermuda, repousa a cabeça nas pernas da mulher, sentada, de maiô azul. O que impressiona é a precisão dos detalhes: a pele enrugada, as veias saltadas, os pelos e cabelos e até uma verruga.

mueck1

A inspiração do artista é o cotidiano, temas simples como juventude, maternidade, morte e vida – abordagens tão reais quanto suas próprias esculturas. Outras obras representam jovens adolescentes apaixonados, uma mulher supostamente doente na cama e até o momento do nascimento. Alguns de seus trabalhos têm enormes proporções, enquanto outros são esculpidos em tamanho diminuto. Seja como for, a hiper-realidade dos detalhes chega a ser chocante.

mueck3

O escultor australiano Ron Mueck (Melbourne, 1958) se desenvolveu trabalhando para a publicidade. A virada na sua vida aconteceu em 1996, quando participou da exposição de sua sogra, Paula Rego, na Hayward Gallery, em Londres, e foi descoberto. O primeiro destaque da sua carreira foi em 1999, com a escultura Boy, exposta na Bienal de Veneza.

mueck4

Quem não puder visitar a exposição em terras portenhas não precisa desanimar. O escultor promete estender a turnê latino-americana para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em março e seguindo para São Paulo, ainda sem data prevista.

Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed