Dia Mundial do Leão: viva o rei da selva!

E001815

10 de agosto: Dia Mundial do Leão

Postura imponente, força descomunal, ferocidade, juba majestosa, rugido estrondoso… As características, sem dúvida nenhuma, podem ser atribuídas a apenas uma figura: o leão, rei dos animais. E devido à importância de “vossa majestade”, hoje, 10 de agosto, comemora-se o Dia Mundial do Leão.

Essa é a primeira campanha anual dedicada ao felino, criada por pessoas e organizações ativas na proteção do animal. A iniciativa visa conscientizar sobre a importância da conservação dos leões. Muitos desconhecem fatos preocupantes, mas na África a espécie é considerada “vulnerável”, enquanto na Ásia é ameaçada de extinção.

Família de leões no Kruger Park, África do Sul

Família de leões no Kruger Park, África do Sul

Admirados por sua força e nobreza, os leões estão em todos os cantos do mundo: enfeitam bandeiras e tronos, guardam templos e igrejas, são astros de cinema… Afinal, quem nunca assistiu ao emocionante filme O Rei Leão? Considerada divindade, a fera também está presente nas religiões do cristianismo judaísmo, budismo e islamismo.

Estátua de bronze de um leão na Cidade Proibida, China.

Estátua de bronze de um leão na Cidade Proibida, China.

Atualmente o leão também exerce um grande papel na economia de alguns países. Na África do Sul ele integra os lendários Big Five (leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo); na Índia é raríssimo – mas independente da localidade, desperta diversas emoções quando avistado por turistas em safáris – atividade que gera renda fundamental o desenvolvimento das comunidades.

Nas palavras do projeto: “perder uma espécie dessas seria perder uma parte significativa do nosso patrimônio global”.

Vida longa ao Rei!

Saiba mais no site do projeto: www.worldlionday.com

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed