As mulheres, a moda e a história parisiense: a capital mais charmosa do mundo de óculos escuros e Chanel n°5

294871_10151628471910266_962771497_n

Colette, na Rue Saint Honoré

colette2

Sidoine-Gabrielle Colette

Pensar em Paris é pensar em moda. E a moda está intimamente relacionada à história. Uma história feita por mulheres em um tempo onde os homens eram os senhores da razão, mulheres que deixaram sua marca na intensa trajetória da capital francesa. Mulheres parisienses que não nasceram necessariamente em Paris, mas adotaram a cidade como um estilo de vida. Mulheres como Sidoine-Gabrielle Colette, a romancista que viveu no século 20 e se consagrou com seus romances elegantes e sensuais, veladamente autobiográficos.

Colette inspirou a loja homônima que hoje é parada obrigatória na Rue Saint Honoré, emblemática rua que abriga diversos museus e lojas de renomadas grifes internacionais. A Colette, assim como sua musa inspiradora, é completa. Em seus 750m² divididos em três andares encontram-se livros, objetos de arte e decoração, moda e acessórios, tudo com qualidade inquestionável, assim como os romances de Gabrielle.

cocochanel1

Coco Chanel

Outra Gabrielle que marcou a história da França é a Gabrielle Bonheur Chanel, ou somente Coco Chanel. A estilista se tornou referência em moda nos anos 20, mas seu legado se estende até os dias de hoje. Coco, conhecida por sua determinação e ambição, é a única estilista que saiu na lista das 100 pessoas mais influentes do século 20 da revista Times. Sua criação mais icônica é o perfume Chanel nº 5, mas, junto com Paul Poiret, Chanel leva crédito pela libertação das mulheres das restrições da “silhueta espartilhada” e por popularizar a aceitação de um estilo mais esportivo, o prêt-à-porter até então inconcebível para as damas da alta sociedade. Suas lojas estão espalhadas por todo o mundo, mas o espaço parisiense mais emblemático é, sem dúvidas, o da Avenue Montaigne, que já foi considerada la grande dame das ruas parisienses, tendo em suas calçadas as mais grandiosas grifes mundiais.

Loja na Chanel na Place Vendôme. Foto: andersphoto / Shutterstock.com.

Loja na Chanel na Place Vendôme. Foto: andersphoto / Shutterstock.com.

 Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed