Projeto nos EUA transforma trem de carga em espaço de artes móvel

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um projeto inusitado está saindo do papel nos Estados Unidos. Ao longo de três semanas de setembro de 2013, um trem de carga será transformado em espaço de artes e viajará de Nova York para San Francisco, fazendo nove paradas em estações de trem em todo o país.

Organizado pelo artista californiano Doug Aitken, o Station to Station vai reunir personalidades e criadores alternativos do mundo da arte, música, gastronomia, literatura e cinema para uma série de intervenções culturais. O trem, concebido como uma escultura de luz cinética móvel, irá transmitir conteúdo exclusivo para uma audiência global. A iniciativa é uma parceria de sete grandes museus norte-americanos.

Confira o vídeo do projeto:

Station To Station: A Nomadic Happening from Station to Station on Vimeo.

Sobre Doug Aitken

Doug Aitken é um artista completo. Trabalha com fotografia, arte impressa, escultura, intervenções arquitetônicas, narrativas de filmes, músicas, vídeos, instalações e performances ao vivo. Sua obra fala de lugares inabitados, ruínas e vestígios onde o tempo parece ter outro ritmo.

Um de seus trabalhos mais proeminentes é o Sound Pavillon, uma instalação permanente no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, que proporciona ao visitante a oportunidade de escutar o som do interior da Terra em tempo real por meio de uma instalação sonora com formato circular e fechamento de vidro. No centro do pavilhão, num buraco de 200 metros de profundidade, microfones de alta sensibilidade foram instalados, captando diferentes frequências de sons. Os ruídos emitidos pela Terra são amplificados, levando à superfície indícios de uma realidade inimaginável.

Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed