Adversário: Espanha

104485585

No próximo domingo, Brasil e Espanha farão, pela Copa das Confederações, o jogo mais esperado dos últimos anos. Pentacampeã, o peso da camisa Canarinho é incontestável. Por outro lado temos a Fúria – como é conhecida a equipe espanhola –, que com seu futebol estratégico conquistou sua primeira Copa do Mundo em 2010, despertando sentimentos extremos nos amantes do futebol.

Embora o Brasil jogue em casa e conte com torcida a seu favor, a seleção espanhola possui certo favoritismo para a grande decisão… E se o primeiro passo para vencer o adversário é conhecê-lo bem, que tal dar um giro pela apaixonante terra da La Roja?! Selecionamos algumas características de regiões e cidades espanholas. Confira!

Andaluzia

118321359

Das tradições espanholas, inquestionavelmente, o flamenco é a mais emocionante.

De todas as regiões da Espanha, tão distintas umas das outras, a Andaluzia – localizada no ponto em que a Europa encontra a África – é a que tem a alma mais espanhola. Pelas cidades andaluzas, as grandes e as pequenas, reverberam dois sons inconfundíveis: à noite, a cadência seca e segura das castanholas; de dia, o vibrante olé das touradas. Se hoje esses sons são sinônimos de Espanha no mundo inteiro, os créditos devem ser dados integralmente à Andaluzia: a região é o berço do flamenco – música e dança – e das corridas de toros modernas.

Catalunha

148543868

Parque Güell: obra de Gaudí

A Catalunha pulsa. No Mediterrâneo, entre balneários de água azul e colônias de pescadores. Nos Pireneus, fronteira com a França e Andorra, em seus picos nevados e resorts de esqui. No interior, com paisagens rurais verdejantes e vilarejos hospitaleiros. E na cidade, desde os monumentos romanos, judeus e árabes de Girona até as construções revolucionárias de Barcelona. A Catalunha também pulsa nas veias de sua gente. As pessoas são orgulhosas de sua cultura ímpar, defensoras de suas raízes tão particulares. O idioma catalão, que altivamente convive com o espanhol (ou castelhano), é um dos sinais mais visíveis. Outro sinal é a arte local: é esse mesmo sangue catalão o que pulsa nos traços de Salvador Dalí, Joan Miró e Antoni Gaudí, geniais e inconfundíveis. Depois de percorrer a Espanha de ponta a ponta, fica-se com a sensação de que na Catalunha se conheceu outro país.

Madrid

147779866

A histórica Plaza Mayor

Madri ergue-se exatamente no coração da Península Ibérica. Graças a essa posição privilegiada, a cidade pode orgulhar-se de ser a mais perfeita síntese da complexa diversidade que se espalha pelo território espanhol.

No flamenco, suas bailaoras emocionam tanto quanto as de Sevilha. Seus restaurantes deleitam os paladares que buscam desde a tradicional paella de Valência até os sofisticados pratos dos cocineros de San Sebastián. Suas ruelas medievais e seus ousados prédios contemporâneos embevecem as mesmas pessoas que se deslumbram com a arquitetura de Barcelona. Seus dias podem ter o sol das ilhas mediterrâneas e a neve da costa norte.

A posição central permitiu a Madri ser testemunha privilegiada da história. Caminhar por sua Plaza Mayor é retroceder à Europa medieval. Toledo e Segóvia, vizinhas da capital, não deixam esquecer que a Espanha já foi domínio árabe e romano.

País Basco e La Rioja

140377291

Adega em La Rioja

Na região compreendida entre o Mar Cantábrico e a fronteira setentrional com a França, a Espanha se revela especialmente provocante ao paladar. É onde se localizam o País Basco e La Rioja. São terras reverenciadas no mundo todo. O País Basco, pela gastronomia inventiva e refinada. La Rioja, pelos vinhos artesanais e de sabores únicos.

Valência

120613611

L’Hemisfèric – planetário e sala de cinema da Cidade das Artes e das Ciências

Envaidecida por sua história, Valência apresenta praças, ruas, muralhas, igrejas, palácios e torres de outras épocas impecavelmente conservadas e fazem da cidade um museu a céu aberto. Ao mesmo tempo, essa cidade praiana tem uma necessidade premente de modernidade. Pelo próprio conceito e pela ousadia arquitetônica, a Cidade das Artes e das Ciências – com salas de teatro, cinema e música, espaços de belas artes, museu interativo e aquário – é o melhor exemplo.

Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed