Primeira grande retrospectiva de Yayoi Kusama chega à América Latina

Yayoi Kusama Foto: Divulgação

Yayoi Kusama Foto: Divulgação

O Museo de Arte Latinoamericano de Buenos AiresMALBA – abrigará, de 30 de junho a 16 de setembro, a mostra Yayoi Kusama. Obsessão infinita. Essa será a primeira grande retrospectiva da artista pop japonesa na América Latina, e percorrerá sua carreira por meio de mais de 100 obras criadas entre 1949 e 2013, entre pinturas, trabalhos em papel, esculturas, vídeos e instalações.

Depois de Buenos Aires, a exposição itinerante seguirá para outras cidades, incluindo algumas brasileiras. A próxima parada será no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, de 13 de outubro de 2013 a 26 de janeiro de 2014.

Nascida em 1929, Kusama, aos 84 anos, ainda trabalha e é considerada uma das artistas mais importantes do Japão. As fases de sua carreira compreendem diversos movimentos artísticos, do minimalismo às artes pop e feminista. Entretanto, sua obsessão por poás e bolinhas – fruto de alucinações que acometem a artista desde a infância – tornaram-se sua marca registrada, constantemente refletidas em seus trabalhos. 

Suas obras estão espalhadas pelo mundo, e uma delas pode ser vista no Brasil: a Narcissus Garden compreende 500 esferas gigantes de aço inoxidável, que flutuam nos espelhos d’água da cobertura do Centro Educativo Burle Marx no Instituto Inhotim, em Minas Gerais.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed