Semana das Celebrações by Teresa Perez – França: Um brinde à vida longa

156698521Existem várias versões para o surgimento do brinde. Uma delas diz que o costume de bater as taças surgiu para que o vinho espirrasse de uma para outra. A ideia era evitar que o anfitrião dissolvesse veneno no líquido de algum convidado – o próprio envenenador, no final, também acabaria intoxicado.

Outra versão afirma que a tradição apareceu quando os adoradores do vinho se deram conta de que a bebida conseguia provocar todos os sentidos, menos a audição. Por isso, adotaram o ritual de tocar as taças de modo que se ouvisse o tilintar dos cristais.

Conjecturas à parte, o fato é que hoje, em várias partes do mundo, não há ocasião especial, do Ano Novo a uma vitória esportiva, que não se celebre brindando.

Na França, usa-se o champanhe – o clássico vinho borbulhante produzido na região de Champagne à base de uva pinot, meunier ou chardonnay. Para acompanhar o festivo brinde, os franceses dizem “santé” (saúde), “longue vie” (vida longa) ou simplesmente “tchin tchin”. Assim que as taças se tocam, cada pessoa deixa sair a felicidade que tem dentro de si para compartilhá-la com todos que estão ao redor.

Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed