Semana das Celebrações by Teresa Perez – Japão: O caminho do chá

cerimônia do cháEntre as tantas tradições que o Japão mantém vivas, uma das mais solenes e especiais é a cerimônia do chá. É um ritual silencioso que exige utensílios adequados e movimentos minuciosos.

O anfitrião, diante dos convidados, usa um lenço de linho para purificar os copos de porcelana e a concha de bambu. Com a concha, ele despeja o líquido a uma distância precisa do copo, para preservar o “caminho do chá” até o corpo. Usa-se o chá verde pulverizado. A cerimônia, que pode durar horas, é regida pela harmonia, pelo respeito, pela pureza e pela tranquilidade uma experiência espiritual.

O gosto dos japoneses pelo chá remonta ao século 9, quando monges budistas voltaram da China levando as primeiras folhas. A cerimônia surgiria no século 16. No início, era para poucos, como os imperadores e os samurais. Os senhores feudais realizavam o ritual para negociar terras. Hoje, está disseminada e, além de marcar encontros importantes, serve de preparação para atividades do dia a dia que exigem concentração e esforço, como o estudo e os trabalhos manuais.

Para mais informações sobre viagens acesse www.teresaperez.com.br.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed