Protagonista: Escócia

Qual é o cenário perfeito para um filme? Aparentemente – e não por acaso, a Escócia é uma forte candidata. O país tem sido escolhido como set de filmagens de produções de sucesso desde a década de 1940. Não é difícil entender por que, já que a Escócia é dona de uma paisagem naturalmente deslumbrante, com pitorescas aldeias, castelosmedievais, imponentes montanhas e verdejantes colinas.

Valente

A lista de filmagens no país é extensa e vai desde os clássicos, como 007 – O mundo não é o bastante (1999) aos infantis, quando a Pixar, em 2012, lançou sua primeira protagonista feminina: a Princesa Merida, que em Valente desafia os costumes ancestrais de seu povo. A animação se passa nas misteriosas Highlands da Escócia.

Coração Valente

Entre os diversos filmes que utilizaram estes cenários como plano de fundo de suas histórias, Coração Valente, estrelado por Mel Gibson, conquistou a crítica e o público. A saga das batalhas de William Wallace contra os ingleses pela independência escocesa representa não só a história de um país, como a história de um povo. O filme é ideal para deslumbrar-se com as paisagens do lago Loch Leven e o vale Glen Nevis, onde está localizada a maior montanha das Ilhas Britânicas, Ben Nevis.

Harry Potter

As incríveis paisagens das Highlands – as Terras Altas Escocesas –, também foram cenário para os filmes do Harry Potter. O viaduto Glenfinnan tornou-se célebre por ser passagem obrigatória dos personagens a caminho de Hogwarts, a fantástica escola de bruxos.

Viaduto Glenfinnan

O Código da Vinci

A belíssima Capela Rosslyn, próxima a Edimburgo, construída em 1446, foi cenário para gravação das últimas cenas do filme O Código da Vinci, em que todas as pistas e um assassinato colocam em dúvida os fundamentos da Igreja Católica. As revelações finais do filme são desvendadas dentro da Capela Rosslyn.

Capela Rosslyn

E mesmo depois de tantas filmagens, a beleza escocesa não pode ser fielmente retratada em vídeos ou fotos. A terra de lendas fascinantes e romances inspiradores, sempre esteve envolvida por um forte sentimento nacionalista e grande orgulho de suas raízes e cultura, abrigando algumas das mais majestosas paisagens do planeta que, definitivamente, merecem ser desvendadas pessoalmente.

Leave a comment

Subscribe Scroll to Top
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On PinterestCheck Our Feed